O diretor-presidente da Apliquim Brasil Recicle, Mário Sebben, assumiu em julho a coordenação do Comitê Temático para Eletroeletrônicos do Banco de Resíduos da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (Fiergs). Trata-se de um dos diversos comitês recentemente criados pela entidade com o intuito de desenvolver ações para atender as diretrizes do Programa Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece as responsabilidades sobre o destino de produtos após o consumo.
“O objetivo é criar no Rio Grande do Sul um setor industrial forte de tratamento e reciclagem de resíduos, permitindo que as empresas gaúchas possam fazer o descarte adequado e responsável do ponto de vista ambiental”, resume Sebben.
Conforme o empresário, o Comitê está realizando reuniões periódicas para discutir as questões tributárias, fiscais, tecnológicas e de logística que envolvem a destinação de eletroeletrônicos usados. “É um setor bastante diversificado e complexo, pois inclui itens como computadores, celulares e televisores, além de toda linha branca, e cada produto desses têm modelos e tipos variados”, explica.
O Comitê Temático de Eletroeletrônicos é formado por representantes da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul (Sedai/Governo do Estado), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade do vale dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e empresas que atuam na reciclagem de eletroeletrônicos, além da própria Fiergs.
Foto: ABINEE/ Divulgação