O Banco de Livros, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) lançarão, na próxima quinta-feira (16), o terceiro volume do livro “Vozes de um Tempo”. A obra, que é totalmente escrita por apenados e apenadas do sistema prisional gaúcho, será lançada na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre na Praça da Alfândega até o dia 19/11.
Este volume contém 130 poesias e ilustrações que contemplam a produção literária de 112 pessoas privadas de liberdade, de todos os regimes. Os(as) participantes são oriundos de 33 casas prisionais, que abrangem todas as regiões penitenciárias do Estado.
O lançamento ocorrerá às 15h30, na Tenda da Pasárgada, em frente ao Memorial do RS, e contará com a presença de cerca de sete presos(as) escritores(as), que irão representar todos(as) que participaram da produção e também autografar as obras. O objetivo da confecção do livro é estimular a produção textual e fomentar a prática da leitura e da escrita nos estabelecimentos prisionais.
A organização dos escritos e montagem da obra foi realizada pelo setor de Educação Prisional do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, em parceria com o Banco de Livros da FIERGS e a UniRitter. O setor de Educação Prisional tem por finalidade criar espaços de aprendizagem nos presídios, viabilizando o acesso à educação formal, educação complementar e a qualificação profissional, promovendo, assim, a inclusão social por meio do conhecimento.