O Banco de Livros, integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, recebeu, no dia 17 de outubro, o Prêmio Nacional PNBE de Cidadania 2024. O Prêmio foi criado em 1992 pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais para reconhecer ações que transmitem valores e princípios de cidadania. Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, e Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da Turma do Bem também foram agraciados.
Na categoria Empresa/Entidade Cidadã - Foco “Educação”, venceu o Banco de Livros do Rio Grande do Sul, premiado por promover a leitura a pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não tiveram o acesso a literatura e leitura como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da cidadania. O Banco de Livros do Rio Grande do Sul é um dos 14 Bancos integrantes da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O Banco de Livros é presidido por Waldir da Silveira.
“Quando nos convidaram para falar sobre o Banco de Livros numa live para o público do PNBE, consegui mostrar um pouco do que a gente vem fazendo nestes mais de quinze anos de existência. A hora não poderia ser mais propícia pois o RS está tentando dar os primeiros passos no sentido de sair da mais grave catástrofe da sua história onde tivemos centenas de bibliotecas destruídas e a tarefa que nos cabe é reconstruí-las. Esta visibilidade nos ajudará muito e só temos a agradecer”, disse Silveira.
O Prêmio PNBE de Cidadania é concedido nas categorias empresário/personalidade cidadã e empresa/entidade cidadã e os indicados devem ter como foco compromisso com combate à desigualdade e/ou desenvolvimento sustentável e/ou educação.
Sobre o PNBE
Fundado em junho de 1987, o PNBE é uma entidade empresarial não corporativa, apartidária e plural, de âmbito nacional, formada por empresários e empreendedores de todos os portes e ramos da atividade econômica, que lutam pelo fortalecimento da cidadania e aprofundamento da democracia nas diversas instâncias da nação (governos da União, estados, municípios), pela ética na política e amplo exercício dos direitos da cidadania no Brasil e pelo desenvolvimento econômico com justiça social e preservação ambiental. O PNBE busca mobilizar a sociedade para construir um ambiente socialmente justo, economicamente forte e inclusivo, ambientalmente sustentável, democraticamente estável e eticamente respeitável, agindo dentro de um espaço democrático, apartidário, que apoia políticas públicas e projetos identificados com seus ideais, ao mesmo tempo em que combate os clientelistas, antiéticos, corporativos e ineficientes.