Voltar
Comunicação e Imprensa

Banco de Livros na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre: Doações, Inclusão e Lançamento da 6ª Edição de "Vozes de um Tempo"

n/d

O Banco de Livros do Rio Grande do Sul retorna à Feira do Livro de Porto Alegre, reafirmando seu compromisso com a democratização da leitura e o incentivo à educação em comunidades carentes. Tradicionalmente presente no evento, a instituição participa da 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, ocupando a icônica Praça da Alfândega de até o dia 20 de novembro na Área Infantil, entre o MARGS e o Memorial do RS, em parceria com a TAG. No local, o Banco de Livros receberá doações de exemplares que irão abastecer salas de leitura em escolas, creches, organizações comunitárias, entre outros, em todo o Estado.

 

Uma das maiores necessidades apontadas pela instituição é a de obras de literatura infantil e infantojuvenil, que são fundamentais para ampliar o acervo das iniciativas de incentivo à leitura para o público jovem.

 

Lançamento

O Banco de Livros também promoverá o lançamento da 6ª edição de Vozes de um Tempo, obra integrante do Projeto Passaporte para o Futuro. O lançamento será realizado no dia 12 de novembro, das 15h às 17h, no Espaço dos Parceiros.

 

A obra reúne contos, crônicas, poesias e ilustrações produzidas por pessoas privadas de liberdade em unidades prisionais do Estado, muitas das quais tiveram, pela primeira vez, contato com a literatura através desse projeto. Em um contexto de transformação, a coletânea expressa os sentimentos, histórias e reflexões de autores que encontram na escrita uma nova forma de expressão e reintegração.

 

A presença do Banco de Livros na Feira do Livro ressalta a importância da solidariedade e da inclusão literária. Cada livro doado se torna uma peça essencial no objetivo de espalhar o conhecimento e a cultura para aqueles que mais precisam. O público da Feira é convidado a conhecer o estande e contribuir com obras que farão parte de uma jornada educativa para milhares de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade em todo o Rio Grande do Sul.