A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais, através do Banco de Livros, firmaram nesta quinta-feira (20), no Gabinete do Superintendente, um termo de cooperação técnica que prevê a doação de livros e montagem de salas de leitura nas unidades prisionais do RS. Pelo acordo, será implantado o Projeto Passaporte para o Futuro, que objetiva o acesso à informação e a leitura aos apenados.
Gelson Treiesleben, superintendente da Susepe, lembrou que novos presídios estão em fase final de obras, como Arroio dos Ratos, com 762 vagas, e previsão para conclusão no final deste ano. Além deste, ressalta Treiesleben, a Penitenciária Feminina de Guaíba e a Penitenciária Estadual de Santa Maria, recentemente inauguradas, ainda não possuem bibliotecas.
Waldir da Silveira, presidente do Banco de Livros, explicou que está sendo elaborado um cronograma de atendimento das casas prisionais. No caso do novo presídio de Arroio dos Ratos, Silveira sugeriu que os livros façam parte do “enxoval” do presídio. Segundo ele, a distribuição do acervo será proporcional à população carcerária. Acrescentou também, que o Banco de Livros está implantando bibliotecas na unidades da Fase e, finalizou: - “Não queremos que esses meninos cheguem nos presídios”.
Participaram do ato Ivarlete de França, diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe; Neli Miotto, bibliotecária do Banco de Livros e Jairton Santos dos Santos, chefe de Gabinete da Susepe.