Porto Alegre sedia de 1 a 9 de novembro a Semana do Lixo Zero. O evento tem como iniciativa mostrar que é possível reduzir a quantidade de lixo que enviamos para os aterros sanitários, fazendo uma segregação inteligente, nas fontes geradoras. A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais participará com diversas atividades entre 3 e 7 de novembro.
A abertura oficial do evento será realizada no próximo sábado, 1º de novembro, às 14h, no Jardim Botânico de Porto Alegre e contará com um piquenique colaborativo de comidas sem embalagens (frutas, alimentos caseiros, etc). O Jardim Botânico não cobrará ingresso aos participantes. Até o dia 9 de novembro, a Semana Lixo Zero disponibilizará palestras, exposições, entre outras ações.
As atividades que os Bancos Sociais se propõem a realizar pelas manhãs, de segunda a sexta-feira, são oficinas abertas ao público, nas áreas de materiais de construção, alimentos, mobiliários, computadores, vestuários. À tarde, serão realizadas visitações aos diferentes Bancos Sociais e palestras, por iniciativa do Banco de Resíduos.
De 3 a 7 de novembro, no período da manhã, os Bancos Sociais oferecerão as oficinas:
• Banco de Vestuários: oficina de artesanato em retalhos de tecidos;
• Banco de Computadores: um "tira dúvidas" sobre manutenção de máquinas;
• Banco de Mobiliários: técnicas de limpeza e conservação de mobiliários;
• Banco de Alimentos: cupcakes (oficinas à tarde, nos dias 3 e 4);
• Banco de Materiais de Construção: um "tira dúvidas" sobre técnicas de construção, manutenção, pinturas.
O Banco de Resíduos programou palestras no período da tarde, assim como a visitação aos Bancos Sociais:
• Dia 3 - Palestra sobre Compostagem
Espaço - a definir nos Bancos Sociais. Horário: das 14h às 17h
Palestrante: Dra. Mariza Power Reis
• Dia 4 – Palestra sobre gestão de resíduos
Espaço - a definir nos Bancos Sociais. Horário: das 14h às 17h
Palestrante a confirmar
• Dia 6 – Participação na Câmara Municipal
• Dia 7 – Palestra sobre o Banco de Resíduos
Espaço a definir nos Bancos Sociais. Horário: das 14h às 17h Palestrante: Eng. Luiz A Rebouças dos Santos
A Semana Lixo Zero nasceu há 4 anos em Santa Catarina e hoje já está presente em outras cidades brasileiras. O evento se destaca por oferecer a maior programação do mundo sobre a conscientização do reaproveitamento do lixo. Conforme a coordenadora da edição gaúcha, Fabíola Pecce, através de palestras, debates e oficinas gratuitas, a iniciativa oferecerá dezenas de eventos simultâneos em diversos locais da cidade abordando o tema lixo zero em diferentes contextos.
A Semana Lixo Zero, que busca envolver a sociedade para refletir sobre a gestão de seus resíduos, difundir o conceito lixo zero e promover metas e suas práticas sustentáveis, é promovido pelo Instituto Lixo Zero e é organizado em Porto Alegre pela Pasárgada - oficina de sustentabilidade.
A programação completa é encontrada no site semanalixozeroportoalegre.com.br ou através do aplicativo Makadu, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer smartphone.
A seguir os 8 objetivos específicos do evento:
- PROMOVER e incentivar o debate de ideias e conceitos sobre os temas Lixo Zero e sustentabilidade entre jovens, profissionais e interessados no assunto;
- FORTALECER e disseminar as práticas Lixo Zero no Brasil e mundo;
- MOBILIZAR estudantes, representantes da juventude, organizações da sociedade civil e organizações governamentais para buscarem alternativas de planejamento e desenvolvimento de comunidades Lixo Zero;
- INCENTIVAR a criação de Clubes Lixo Zero;
- INSTRUIR e DESENVOLVER soluções inovadoras baseadas na sensibilização e conscientização ambiental para minimização da geração de lixo e a poluição do meio ambiente;
- CRIAR compromisso e metas a serem implementadas após o evento nas localidades dos participantes;
- ALCANÇAR o máximo de pessoas e organizações, despertando assim a busca de soluções e ações destes agentes na gestão de resíduos a partir do Conceito Lixo Zero;
- AGREGAR a entidade parceira na discussão sobre a tema de resíduos sólidos e Conceito Lixo Zero e trazendo suas contribuições e questionamentos sobre o tema.