Voltar
Comunicação e Imprensa

Reciclando com Arte realiza Feira de Natal na FIERGS

n/d

Foi realizado, de 11 a 15 de dezembro, mais uma edição da Feira de Natal, na FIERGS. Durante o evento, foram comercializados e expostos produtos feitos com resíduos têxteis, confeccionados pelas artesãs do Projeto Reciclando com Arte, do Banco de Vestuários. 

O Banco de Vestuários estimula o desenvolvimento de grupos de trabalho de artesãs, como o “Reciclando com Arte”, oportunizando exposição e venda (renda integral para as artesãs) dos produtos em feiras realizadas na FIERGS, empresas e espaços públicos.

O Banco de Vestuários é um dos 14 Bancos integrantes da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, e atua como um catalisador do desperdício da indústria têxtil e indústria do Vestuário, que transforma aparas, retalhos e sobras em produtos. As empresas doadoras, além de evitarem um passivo ambiental, contribuem para uma melhor condição das comunidades carentes.

A Empresária Lucila Osório preside o Banco de Vestuários, o qual conta com o apoio de diversas parcerias. A experiência já é desenvolvida há 13 anos, e somente no último exercício (2016), o Banco doou 27.020 quilos de tecidos e aparas às instituições beneficentes e grupos de artesãs; centenas de produtos confeccionados; fraldas; além de formar 208 alunos.

O Banco de Vestuários foi criado com a missão de identificar e recolher os excedentes industriais, retalhos, malhas, e resíduos em geral e repassá-los a clubes de mães, grupos de terceira idade, associações de bairros, igrejas, centros comunitários que já mantenham serviços de corte e costura para suas comunidades, fazendo com que toda a sobra de produção possa suprir a falta de agasalhos, roupas de cama, colchas, cobertores, artesanatos, etc. A realidade social que teremos daqui a algum tempo depende apenas do que estamos fazendo hoje. Por isso, o Banco de Vestuários não é uma ação isolada, mas uma estrutura organizada e preparada para durar e fazer parte do nosso dia-a-dia. Possui uma unidade adaptada às necessidades, com salas de trabalho, salas de cursos, e com contêineres, de coleta e seleção de material. 

Para ajudar na inserção de pessoas no mercado de trabalho, o Banco de Vestuários oferece gratuitamente cursos profissionalizantes e de iniciação profissional, realizados em parceria com o SENAI-RS. As aulas ocorrem nas instalações dos Bancos Sociais e são ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS), o qual também fornece a certificação. Durante o período de aulas, os alunos também recebem da Fundação materiais didáticos, uniforme e alimentação, gratuitamente. O Banco de Vestuários oferece os cursos: Costureiro Industrial (curso de qualificação profissional), Transformação de retalhos têxteis em peças de decoração, Costura e acabamento em peças confeccionadas com retalhos têxteis e Reaproveitamento de peças de roupas.
 

n/d

n/d

n/d