Na tarde de 28 de outubro, foi inaugurado o Banco de Vestuários de Caxias do Sul. O evento contou com a participação de autoridades e do empresariado local, destacando a presença do Prefeito José Ivo Sartori.
O Banco de Vestuários é parte integrante do Projeto dos Bancos Sociais, coordenado pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. O Banco atua como um órgão centralizador dos resíduos gerados pelas indústrias têxteis, com possibilidade de aproveitamento. Tem por objetivo a geração de trabalho e renda nas comunidades socialmente excluídas, contribuindo com a capacitação de pessoas para o setor e transformando os desperdícios em benefício social e ambiental.
O novo Banco capacitará pessoas para o mercado de trabalho na área da moda oferecendo cursos de transformação de resíduos têxteis em peças utilitárias. A operacionalização do projeto será feita por meio da Fundação Caxias, em parceria com os clubes de mães, associações de bairros, centros comunitários e grupos de trabalho.
O Banco de Vestuários conta com as seguintes parcerias: Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), e Fundação de Assistência Social (FAS); e entidades: FITEMASUL, Fundação Caxias, Polo de Moda da Serra Gaúcha, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Noroeste Gaúcho (SINDIVEST), e Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Prestigiaram a cerimônia: o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Milton Corlatti, a presidente do Banco de Vestuários de Porto Alegre, Lucila Osório, o diretor superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, Paulo Renê Bernhard, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDE), Guilherme Sebben, o Diretor-presidente da Codeca, Adiló Didomenico, a presidente da FAS, Maria de Lourdes Grison, a primeira dama de Caxias do Sul, Maria Helena Sartori,o presidente da Fitemasul, Gilson Tonet, a presidente do Sindivest, Gilda de Ross, o presidente da Fundação Caxias, Valter Fransozi, o diretor administrativo do Polo de Moda, Luis da Poian, o Diretor da Maxitex, Romeu Baldissera, o reitor em exercício da UCS, José Carlos Avino, o diretor do Senai, Saul Devens, o advogado Wilson Schumacher, o Engenheiro Luiz Antônio Rebouças dos Santos, a coordenadora do Curso de Design da Moda da UCS, Adriana Ferreira Conte, secretários municipais, entre outras autoridades.