As 11 alunas do Curso “Costureiro Industrial”, do Banco de Vestuários, já concluíram as aulas e o período de prática empresarial. A formatura das alunas está prevista para 14 de setembro, nas instalações dos Bancos Sociais. O curso nasceu da parceria entre FIERGS, SENAI, SIVERGS e Fundação dos Bancos Sociais.
Este novo curso tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na indústria têxtil. Possui 456 horas, sendo que destas, 72 horas são destinadas à prática em indústrias do setor, indicadas pelo SIVERGS, e localizadas em Porto Alegre, Cachoeirinha e Alvorada. Este vivenciamento agrega conhecimento às alunas, que saem da sala de aula também com uma bagagem prática, um diferencial neste setor.
A professora do Curso, Elisangela Lima, explicou que o mercado possui interesse em profissionais com esta capacitação, e que as indústrias já estão procurando as alunas “No último dia do curso, indústrias estavam ligando interessadas, o curso recém estava terminando e as alunas já estavam sendo requisitadas para trabalhar” disse.
O curso é totalmente gratuito para os alunos. O SENAI doou as máquinas de costura utilizadas pelos alunos, disponibiliza professores, oferece a certificação e o conteúdo programático; o SIVERGS fornece materiais e insumos necessários para o curso, indica candidatos para os cursos (de acordo com os pré-requisitos estabelecidos), além de encaminhar os alunos que se formam às empresas que possuem vagas em aberto; já os Bancos Sociais disponibilizam o espaço físico para a realização do curso, alimentação, passagens e a coordenação do curso.
A nova turma, com 18 alunos, iniciará as aulas no dia 13 de agosto, com conclusão prevista para 21 de dezembro.