O Banco de Livros participará da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 31 de outubro a 16 de novembro, na Praça da Alfândega. No estande, a população poderá doar exemplares novos e usados, os quais serão encaminhados às comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não tiveram acesso à literatura.
Colaboradores do Banco de Livros e Voluntários recepcionarão o público e receberão as doações no Estande do Banco de Livros, localizado na Rua Capitão Montanha, próximo ao MARGS. Além da arrecadação no Estande, serão coletados livros em diversos pontos da Feira do Livro. A Campanha tem como finalidade suprir o estoque para que o Banco de Livros possa ampliar o atendimento.
Integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, o Banco de Livros tem como missão fazer o conhecimento circular e chegar até as pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não tiveram acesso a literatura e leitura como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da cidadania. Em cinco anos de atuação, o Banco de Livros já doou 192.095 livros para 255 entidades beneficiadas no Rio Grande do Sul. Cerca de 85% das instituições beneficiadas receberam além dos livros computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para a montagem do espaço de leitura. Um dos Projetos de maior destaque do Banco de Livros é o Passaporte para o Futuro, o qual instalou bibliotecas em todos os Presídios do Rio Grande do Sul. Para atuação nos espaços de leitura, o Banco de Livros capacitou 97 motivadores de leitura (agentes penitenciários), para atuarem como organizadores e dinamizadores destes espaços.
No Banco de Livros, uma equipe especializada faz a triagem e a higienização dos exemplares, verificando as necessidades das instituições quanto à infra-estrutura e acervo, selecionando o acervo de acordo com o perfil do público-alvo, organizando o espaço de leitura e distribuindo os livros.
A Feira do Livro inicia na próxima sexta-feira (31), às 12h30min, contando com a participação de 127 expositores, cerca de 700 sessões de autógrafos, além de oficinas, palestras e outras atrações.
Participe! Tire seus livros da estante, faça uma doação e ajude o conhecimento circular.