Voltar
Notícia

Um trote na fome

n/d
 
No mês de março, 560 universitários e calouros de medicina participaram do Trote Solidário. O Trote Solidário da Rede de Bancos de Alimentos possibilita que calouros e veteranos participem de uma experiência solidária, onde a missão é unir forças para arrecadar alimentos para mais de 800 entidades carentes atendidas no Estado. Esse é um exemplo de como a recepção aos calouros pode se transformar em um verdadeiro gesto de solidariedade nas universidades, ajudando no desenvolvimento humano desses futuros profissionais. 
 
Calouros e Veteranos de oito cidades e 12 Universidades gaúchas participaram da iniciativa. Alunos das universidades de UFSM (Santa Maria); UNIVATES (Lajeado); UPF (Passo Fundo); PUCRS, UFCSPA, UFRGS e ULBRA (Porto Alegre); UNISC (Santa Cruz), FURG (Rio Grande); UCPEL e UFPEL(Pelotas); e UCS (Caxias do Sul) arrecadaram 22.311 KG de alimentos, em 47 supermercados.
 
A ação é realizada há quatro anos em parceria com o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do RS (SIMERS). Somente em 2014, mais de 1.200 calouros e veteranos de medicina participaram dessa atividade com os Bancos de Alimentos. Os estudantes solicitam doações de gêneros alimentícios aos clientes dos supermercados, os quais são muito receptivos para esse formato de trote. 
 
As doações beneficiam creches, asilos, lares de excepcionais, escolas, associações de bairro, entre outras instituições atendidas pelos 18 Bancos de Alimentos associados à Rede de Bancos de Alimentos do RS. O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em quatorze anos, os Bancos de Alimentos associados à Rede de Bancos de Alimentos RS já arrecadaram e distribuíram 28 milhões de quilos de alimentos. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam 803 instituições no Estado, doando em média 400 mil quilos de alimentos por mês.
 
 

14/04/15