Comitiva da Bahia visitou a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais no dia 21 de maio, para conhecer a metodologia dos Bancos Sociais, visando implantar o primeiro Banco de Vestuários da Bahia.
A Comitiva Baiana formada por Márcia Fonseca de Mariz, Gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB; Maria Eunice de Souza Habibe, Presidente do SINDVEST Bahia; e Hari Hartmann, Diretor da Empresa Camisas Pólo Salvador, foram recepcionados pelo Diretor Superintendente dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard, que apresentou as instalações da FIERGS aos convidados.
No período da tarde, os visitantes conheceram as instalações dos Bancos Sociais e Banco de Vestuários, onde foram recepcionados por Lucila Osório, Presidente do Banco de Vestuários; Dóris Spohr, Presidente do Sivergs; Marilene Veiga de Oliveira, Diretora do Sivergs; Clodis Xavier da Silva, Conselheiro do Banco de Alimentos; João Antônio Porto Costa, Presidente do Banco de Dados; e Antonio Parissi, Vice-Presidente do Banco de Alimentos.
A visita teve como objetivo conhecer a iniciativa para posterior implantação do Projeto na Bahia. O Banco de Vestuários é um dos Bancos integrantes da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, e já está implantado nas cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul, ambas no Estado do Rio Grande do Sul.
O Banco de Vestuários foi criado com a missão de identificar e recolher os excedentes industriais, retalhos, malhas, e resíduos em geral e repassá-los principalmente a clubes de mães, grupos de terceira idade, associações de bairros, igrejas e centros comunitários que já mantenham serviços de corte e costura para suas comunidades, fazendo com que toda a sobra de produção possa suprir a falta de agasalhos, roupas de cama, colchas, cobertores, artesanatos, etc.
O Banco de Vestuários também oferece cursos para pessoas carentes, as quais atuam como multiplicadores em suas comunidades formando núcleos de trabalho, gerando renda para o grupo e incentivando o aprendizado e crescimento profissional.