Voltar
Notícia

Mais uma grande formatura dos Bancos Sociais beneficia a sociedade

n/d
 
A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais formou 73 alunos nos cursos de iniciação profissional, durante cerimônia realizada no dia 17 de julho, no auditório dos Bancos Sociais. Nos últimos três anos, aproximadamente 2 mil alunos se formaram nos cursos oferecidos pelos Bancos Sociais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS). 
 
Foram entregues 176 certificados e formadas 15 turmas de alunos dos Bancos de Vestuários, Presidido por Lucila Osório; Banco de Mobiliários, Presidido por Arlene Lubianca; Banco de Materiais de Construção, Presidido por Ricardo Sessegolo; e Banco de Computadores, Presidido por Gilberto Soares Machado. A cerimônia foi presidida pelo Diretor Superintendente dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard, o qual prestou homenagem ao Vice-presidente do Banco de Alimentos, Antonio Parissi pelos 15 anos do Banco de Alimentos de Porto Alegre e a passagem do seu aniversário. 
 
Cada diploma conquistado representa a oportunidade de mudar a vida de uma pessoa. O Senai-RS foi lembrado pelo público, que gritou repetidas vezes o nome da instituição e prestou homenagem com uma salva de palmas como forma de agradecimento. O SENAI-RS foi representado por Fabiano Rath, Gestor do Senai Moda, Design e Construção Civil; Magda Barros, Coordenadora Técnica do GEPTEC/SENAI; e Orcy Lemos, Coordenador do Senai Moda e Design. Os cursos dos Bancos Sociais são totalmente gratuitos e com exigência mínima de escolaridade e idade, podendo ser realizados por grande parte da população carente. As aulas ocorrem nas instalações dos Bancos Sociais e são ministradas por instrutores do SENAI-RS, que também confere a certificação gratuitamente. Durante o período de aulas, os alunos recebem da Fundação materiais didáticos, transporte, uniforme e alimentação, tudo gratuitamente.
 
Até 90 dias após a formatura, a Fundação acompanha o desenvolvimento dos alunos realizando a avaliação de impacto com os formandos, e identificado quais foram empregados. Também doa matéria prima dos Bancos de Vestuários e Mobiliários, para que possam dar continuidade aos seus trabalhos e gerar renda em suas comunidades. Os Bancos Sociais possuem parcerias para inclusão dos formandos no mercado de trabalho. Os Bancos de Vestuários e de Materiais de Construção mantem parcerias com o Sindicato das Indústrias de Vestuário do Rio Grande do Sul-SIVERGS, sindicato presidido por Dóris Spohr; com o Instituto Cyrela, representado na ocasião por Loisiana Andreia Menezes; e SINDUSCON-RS, presidido por Ricardo Antunes Sessegolo. Todas as entidades possibilitam que os alunos, após formados se insiram no mercado de trabalho.
 
O final do evento foi comemorado com uma confraternização entre alunos e seus familiares, momento que teve o apoio do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul – SINDIPAN-RS, presidido por Arildo Bennech Oliveira. O Sindicato doou centenas de salgados para o coquetel da formatura, os quais serviram 200 convidados.
 
O músico Marcos Krapf doou seu tempo para alegrar o evento, no qual tocou grandes sucessos da música nacional. Além de músico, Marcos é professor conhecido pelo seu método simples e eficaz para o aprendizado de violão, e leciona em grandes colégios da capital gaúcha.
 
Um dos pontos altos da cerimônia foi a formatura de cinco estudantes moradoras do Bairro Figueirinha no município de Xangri-Lá, as quais participaram dos cursos dos Bancos Sociais com o apoio da ONG Max Movimento Assistencial de Xangri-Lá. Formaram-se Andressa da Rosa de Araújo, Débora Fernanda Martini, Gisele Santos da Silva, Natalina da Rosa e Eni Rodrigues. Através dos cursos realizados no Banco de Vestuários, as alunas serão multiplicadoras de conhecimento para a sua comunidade. O grande destaque da turma ficou por conta da formanda Eni, uma pessoa que possui poucos bens materiais, mas que muito oferece à sociedade através do seu trabalho voluntário. “Dona Eni” realizou um sonho, qualificar-se aos 72 anos de idade, para ajudar mais pessoas.
 
Para fazer a inscrição nos cursos dos Bancos Sociais é necessário ter 16 anos completos, Carteira de Identidade, CPF, e ter interesse e comprometimento em frequentar as aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min. Para o Curso Profissionalizante de Costureira Industrial, do Banco de Vestuários é pré-requisito idade mínima 18 anos e a 4ª Serie do ensino fundamental. Mais informações podem obtidas no site www.bancossociais.org.br/pt/Cursos ou pelo telefone 51- 3026.8020. As vagas são limitadas.
 
 
 
n/d
n/d
n/d
n/d
n/d
 
 

20/07/15