Voltar
Notícia

Banco de Alimentos arrecada 12,5 toneladas para as vítimas das cheias

n/d

O Banco de Alimentos de Porto Alegre realizou uma edição especial da Campanha “Sábado Solidário” no dia 24 de outubro, quando foram arrecadados 12,5 toneladas de alimentos. As doações beneficiarão os desabrigados das enchentes e pessoas que estão reconstruindo suas moradias.

Somente em Porto Alegre, participaram 28 lojas dos supermercados Big, Carrefour, Nacional e Rissul. A capital gaúcha contou com um verdadeiro exemplo de arregimentação da sociedade. Rotarianos, Leões, Escoteiros, Universitários, Casa da Amizade, Parceiros Voluntários, funcionários de empresas e a população em geral deram as mãos e uniram seus corações para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas. 

A AGAS-Associação Gaúcha de Supermercados convidou os supermercados do Estado a se engajarem nessa ação de socorro aos desabrigados, estendendo a ação para os supermercados do Rio Grande do Sul, que repassarão os alimentos à Rede de Bancos de Alimentos do Estado. O presidente da entidade, Antônio Cesa Longo comentou a ação "Nosso objetivo é criar uma grande rede de compartilhamento de doações, sobretudo entre os supermercados da Grande Porto Alegre. Entendemos que cada região do Estado tem suas particularidades e problemas locais, mas estendemos aos demais municípios este convite", disse.

Nessa edição especial do Sábado Solidário, uma loja bateu o recorde de doações, com 1.498 kg de alimentos arrecadados, o Supermercado Carrefour, localizado na Avenida Plínio Brasil Milano. Os alimentos foram arrecadados pelos voluntários do Grupo Escoteiros Arno Friedrich, que encheram mais de dez carrinhos com mantimentos.  Os supermercados Carrefour participantes também se dispuseram a dobrar a quantidade arrecadada, oferecendo mais um QUILO para cada QUILO de alimento doado. 

O SETCERGS-Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul, presidida por Afrânio Kieling é a entidade responsável pelo gerenciamento logístico da Rede de Bancos de Alimentos RS. Roda anualmente uma média de 100.000 km, executando a coleta e a distribuição de alimentos arrecadados às instituições carentes cadastradas. As transportadoras Minuano, Troca e Transmiro, associadas ao Sindicato, foram responsáveis pelo transporte dos alimentos arrecadados nos 28 supermercados até as instalações do Banco de Alimentos. 

O Banco de Alimentos de Porto Alegre já realizou a doação de 130 toneladas de alimentos para as vítimas das chuvas. Os alimentos arrecadados na última edição do Sábado Solidário, em Porto Alegre, se somarão a essa ação, que visa beneficiar desabrigados e pessoas que estão reconstruindo suas moradias. Além de alimentos, também foram entregues colchões, cobertores, travesseiros, produtos de limpeza e materiais de construção através da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP, criada pela sociedade para ajudar a combater a fome no Brasil. Atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em quinze, o Banco de Alimentos já arrecadou e distribuiu 30 milhões de quilos de alimentos, beneficiando mais de 300 instituições mensalmente. 

A próxima edição do Sábado Solidário ocorre em 7 de novembro. Interessados em realizar doações diretamente ao Banco de Alimentos ou participar como voluntário do Banco podem entrar em contato pelo telefone 51 3026.8020 ou e-mail bancodealimentos@bancodealimentosrs.org.br.
 

27/10/15