O Relator da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Senador Lasier Martins (PDT/RS), visitou a Rede de Bancos de Alimentos no dia 3 de junho para conhecer a metodologia da Organização, a fim de aprimorar as leis que visam defender o fim da responsabilização civil e penal de doador de alimentos por dano causado ao beneficiário, pelo consumo do bem doado, desde que não se caracterize dolo ou negligência; assim como desperdício de alimentos em supermercados e indústrias alimentícias no Brasil.
O Senador Lasier conheceu a metodologia do Banco de Alimentos, o Projeto Hortifrutigranjeiros, Programas de Nutrição e Segurança Alimentar e o trabalho do Banco de Refeições Coletivas. Também foi apresentada a parceria com o SETCERGS na área de logística e as ações desenvolvidas com Redes de Supermercados para arrecadações de alimentos, parcerias que possibilitam os processos do Banco de Alimentos.
Lasier Martins foi recebido pelo Coordenador do Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS, Jorge Luiz Buneder, que descerrou uma placa em homenagem ao Senador na Galeria de Honra do Banco de Alimentos. Acompanharam a visita Diretores do Banco de Alimentos e da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais; Mauro De Marchi, da Sodexo; Eduardo Cidade do Walmart e AGAS; Afrânio Kieling, do SETCERGS; Paulo Boneff, da Gerdau; Margarete Bestroinski, da SIA-RS; entre outras autoridades.
No mês de maio, a convite da Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), o Presidente da Rede de Bancos de Alimentos RS, Paulo Renê Bernhard, participou de Audiência Pública da Comissão de Agricultura, no Senado Federal, apresentando aos Senadores os trabalhos realizados há 15 anos pelos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.
A metodologia da Rede de Bancos de Alimentos ajudará no exame de projetos de lei que visam reduzir o desperdício de alimentos e tramitam na Comissão de Agricultura, entre eles: PLS 672/2015, de Ataídes Oliveira (PSDB-TO); PLS 675/2015, de Maria do Carmo Alves (DEM-SE); e PLS 738/2015, de Jorge Viana (PT-AC).
03/06/16