Voltar
Notícia

Jucergs celebra 139 anos de história no Estado

n/d

Bolo de aniversário e a apresentação do Coral do Banrisul marcaram a comemoração dos 139 anos da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – Jucergs–.  Vogais, servidores, clientes e convidados foram recepcionados na manhã de hoje (24/5) com a canção “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” entoada pelos integrantes do Coral. O saguão da Autarquia foi decorado com arco de balões em alusão às cores da bandeira do Estado do Rio Grande do Sul. Após cantarem o tradicional “Parabéns a Você”, um grande bolo branco com a frase “Parabéns Jucergs 139 anos” elaborado para 200 convidados foi servido aos presentes em comemoração aos serviços prestados pela Junta Comercial ao longo dos anos a toda sociedade gaúcha. A iniciativa foi da direção da Junta Comercial do RS em parceria com o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A – Banrisul -.

O presidente da JUCERGS, Paulo Roberto Kopschina, destaca que a comemoração dos 139 anos já simboliza a abertura dos festejos do próximo aniversário da Jucergs em 2017. “Os 140 anos serão pautados por várias festividades”, afirmou, destacando que o evento de maior destaque será a realização do Encontro Nacional de Juntas Comercias – ENAJ, na Capital gaúcha.  “Reuniremos em nossa cidade, todos os presidentes de Órgãos de Registro do país”, comemora Kopschina.

Segundo ele, a continuidade do processo de informatização da entidade e a proximidade com novas tecnologias irão aproximar ainda mais a JUCERGS de seus clientes e colaboradores. Disse ainda que uma das metas desta nova gestão é dar uma nova imagem e uma maior agilidade à Junta.

Kopschina destaca ainda que a expectativa é de que novos projetos serão concretizados ao longo deste ano e, o compromisso de dar seguimento aos que já estão em andamento. A digitalização de todo acervo da Autarquia cumpre importante papel para a sociedade”, ressaltou.

O secretário-geral da Jucergs, Cleverton Signor, destacou em sua fala de abertura a trajetória da Autarquia ao longo de seus 139 anos. “A história da Jucergs se funde com o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, afirmou, destacando que a Junta conta com mais de 24 milhões de documentos e retrata toda a história das empresas gaúchas. A Junta Digital, a RedeSimples – já implantada em 44 municípios gaúchos -, e a Via Única foram apontados por Signor como ações que qualificam ainda mais a Junta Comercial. “Nossa principal diretriz é tornar mais ágil e eficiente os serviços prestados diariamente aos nossos clientes”, ressaltou. Signor também saudou os servidores municipais de diversos municípios gaúchos que estão em treinamento na Junta Comercial para atuarem nas Unidades de Atendimento da Jucergs no Interior do Estado.

O Titular da Sdect, Fábio Branco, ressaltou que a Junta Comercial tem sido “motivo de orgulho” para a Secretaria já que está conseguindo cumprir todas as metas propostas pelo governo do Estado. “Queremos tornar a Jucergs o Órgão de Registro mais eficiente do país”, afirmou o secretário.

Atualmente, a Junta Comercial conta com 57 Escritórios Regionais no Estado que integram o Programa de Descentralização gradativo que está sendo empreendido pela JUCERGS. Conforme dados estatísticos do órgão, até abril deste ano, 6785 novas empresas foram constituídas no Estado, contabilizando 3.269 novos Microempreendedores Individual-MEI. Também foram digitalizados 18.691 processos, totalizando 284 mil 744 imagens que integram o programa de informatização da Junta Comercial. 

Após o “Parabéns a você”, foram entregues os alimentos arrecadados ao longo deste mês ao vice-presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS, Antônio Parisi. As doações serão destinadas as entidades carentes da Periferia. O evento contou também com a presença do diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Sdect, Carlos Hundertmarker, entre outros convidados.

Na parte da tarde, com 50 anos de atividades na Autarquia, o diretor de Informática, José Waldemar de Oliveira Pinto foi homenageado pela direção da Jucergs. O secretário-geral, Cleverton Signor, deu início à homenagem lendo um texto, após um vídeo contendo depoimentos de ex e atuais colegas foi exibido contando um pouco da trajetória do servidor que teve início aos 16 anos na Junta Comercial. Após, foi entregue pelo presidente e por Carla Segatto uma lembrança. “A Junta é minha vida”, disse emocionado José Waldemar que foi aplaudido por todos os presentes.
 
Fonte: Denise Rodrigues MTB: 8222
Foto: Foto: Ascom/Sdect
 

14/07/16