Em torno de 40 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Inedi visitaram, na última quinta-feira (07/07), o Banco de Alimentos, em Porto Alegre. O objetivo foi mostrar como funciona uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e abordar temas como voluntariado, filantropia e, especialmente, segurança alimentar.
A visita foi acompanhada pelos professores do Inedi, das disciplinas de Química, Luiz Tomaz, de Língua Espanhola, Rosângela Figueiredo e de Matemática, Valdir Teixeira. Conforme Luiz, a saída pedagógica foi uma oportunidade de conhecer o trabalho e os projetos desenvolvidos por aquela OSCIP.
O grupo foi recepcionado pelo Gerente Operacional do Banco de Alimentos, Gilmar Ximenes e pela Presidente do Banco de Alimentos de Cachoeirinha, Ana Marlei. Durante o encontro, os alunos conferiram o vídeo institucional sobre os vários Bancos Sociais lá sediados. Os estudantes conheceram os serviços prestados, como cursos de formação e oficinas em diversas áreas, entre elas, gastronomia, computação, design de móveis, corte e costura industrial, construção civil, entre outros.
A nutricionista do Banco de Alimentos, Luciana Campos, falou sobre as atividades realizadas no Banco de Alimentos, seus projetos, entidades atendidas e segurança alimentar. Após, a equipe percorreu pelos pavilhões dos Bancos Sociais para conhecer o trabalho individual de cada funcionário. Segundo o professor Luiz, o Colégio Inedi doou 40 litros de leite para o Banco de Alimentos.
De acordo com a professora Rosângela, a visita ao Banco de Alimentos surgiu a partir de um Projeto realizado durante a Semana do Meio Ambiente com a preparação de um bolo com casca da banana. "Foi uma experiência para conhecer como funciona a seleção dos alimentos doados até chegar as instituições, como a conservação adequada, data de validade", salientou.
Fonte: Viviane Paim Mariot / CESUCA - Faculdade Inedi
20/07/16