A Rede de Bancos de Alimentos RS realizou no último sábado (6) o Trote Solidário e Sábado Solidário em diversos supermercados do Rio Grande do Sul. A ação contou com a parceria dos calouros e veteranos de Medicina do SIMERS e voluntários de Rotary, Lions, Escoteiros, Parceiros Voluntários, Maçonaria, entidades, funcionários de empresas e muitos outros, que juntos, arrecadaram toneladas de gêneros alimentícios aos Bancos de Alimentos.
O Sábado Solidário ocorre todos os primeiros sábados de cada mês, e duas vezes ao ano, essa ação conta com o voluntariado dos calouros de medicina, que realizam um verdadeiro Trote Solidário nos supermercados. O Trote Solidário possibilita que calouros e veteranos se conheçam e interajam em um ambiente solidário, onde a missão é unir forças para arrecadar alimentos para mais de 900 entidades carentes atendidas pelos Bancos de Alimentos no Estado. Esse é um exemplo de como a recepção aos calouros pode se transformar em um verdadeiro gesto de solidariedade nas universidades, ajudando no desenvolvimento humano desses futuros profissionais.
A logística dos alimentos foi realizada pelas transportadoras Braspress, Minuano, ReiterLog e Transmiro, associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), responsável pelo gerenciamento logístico do Banco. As Associadas transportaram os alimentos arrecadados dos supermercados para os Bancos de Alimentos, onde os gêneros alimentícios foram classificados, armazenados e montados em kits, para serem entregues para as entidades conforme a necessidade de cada instituição.
O Trote Solidário conta com a parceria criada entre a Rede de Bancos de Alimentos e o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do RS (SIMERS). Desde 2012, já participaram 2.295 calouros e veteranos, de 16 faculdades de medicina do Rio Grande do Sul. Através dessa parceria, já foram arrecadados e doados 110.000 quilos de alimentos às entidades beneficiadas pelos Bancos de Alimentos.
O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos. Em quinze anos, os Bancos de Alimentos associados à Rede de Bancos de Alimentos RS já arrecadaram e distribuíram 30 milhões de quilos de alimentos.
08/08/16