Voltar
Notícia

Secretario Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio da Rocha conhece os Bancos Sociais

n/d

O Secretario Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Caio Tibério Dornelles da Rocha, visitou as instalações da Rede de Bancos de Alimentos RS e Fundação dos Bancos Sociais, no dia 21 de outubro.

Caio da Rocha é responsável pela Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, recentemente criada no Brasil com o objetivo de garantir o direito humano à alimentação adequada e diminuição do desperdício de alimentos. O Banco de Alimentos de Porto Alegre (primeiro Banco de Alimentos do país) e a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul são referência para a Rede Nacional criada.

Foram visitadas as instalações dos diversos Bancos Sociais, especialmente as do Banco de Alimentos de Porto Alegre, onde o Secretário conferiu o projeto Hortifrutigranjeiros; recebimento de alimentos perecíveis, não perecíveis e data crítica; Banco de Refeições Coletivas (aproveitamento de alimentos de cozinhas atendidas por indústrias de refeições coletivas); e Oficina do Sabor, realizado com beneficiadas da instituição ACOMPAR, no Laboratório de Nutrição e Análise Sensorial. 

O Presidente da Rede de Bancos de Alimentos RS, Paulo Renê Bernhard apresentou a metodologia utilizada pelos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, a qual pode ser facilmente replicada em qualquer região do país. A Diretora do Banco de Alimentos, Dra. Denise Zaffari e a Nutricionista Chefe do Banco de Alimentos, Adriana Lockmann apresentaram os diversos projetos de nutrição e segurança alimentar, desenvolvidos pelos Bancos de Alimentos e implementados nas entidades beneficentes, em parceria com Universidades Gaúchas.

Após visitação, Caio da Rocha foi homenageado com uma placa em sua homenagem descerrada na Galeria de Honra da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, e recebeu a Comenda de 15 anos do Banco de Alimentos de Porto Alegre.
 

n/d

n/d

n/d

n/d

n/d

n/d
Presidente Paulo Renê apresenta o Banco de Refeições Coletivas, iniciativa que permite que alimentos intocados de restaurantes que trabalham com indústrias de refeições coletivas possam ser destinados à instituições beneficentes. Na imagem aparece um hot box ao fundo, caixa hermeticamente fechada onde o alimento é transportado com segurança, conservando a temperatura do alimento.

25/10/16