Na última sexta-feira, 11 de novembro, o Banco de Livros alcançou a marca de 1 milhão de livros recebidos. A comemoração ocorreu no Estande do Banco, na Feira do Livro de Porto Alegre.
A solenidade foi celebrada ao som de sinos e vuvuzelas, com papeis picados sendo jogados com muita alegria pelo público. A marca de 1 milhão foi comemorada pelo Presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira; o Diretor Superintendente dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard; e a Bibliotecária do Banco de Livros, Neli Miotto, que juntos atualizaram o “Livrômetro”, inserindo o número de “1 milhão” no contador de doações recebidas. Representantes do Safe Park, Parceiros Voluntários, Braskem, entre outras autoridades participaram da comemoração, engrandecendo o evento.
Desde 2008, o Banco de Livros vem buscando incessantemente doações junto à população, não somente no âmbito estadual como também em âmbito nacional. São oito anos de esforços de amigos e parceiros, desde o vizinho, o escritor, o livreiro, as editoras, as transportadoras e as indústrias, que acreditaram e confiaram em nosso trabalho para chegar a 1 milhão de livros recebidos.
A cada doação recebida uma nova história está pra ser desvendada. A história do doador e sua opção de comprar entre os milhares de livros disponíveis, aquele que passou a ser único. O desapego, que nem sempre é uma tarefa fácil para o doador e o leitor que irá receber esta obra, sedento por desvendar novos horizontes e olhar sob outras perspectivas.
A curiosidade, o encantamento e a solidariedade são sentimentos que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Hoje podemos comemorar 1 milhão de pessoas que estenderam suas mãos para contribuir com doações de livros e mais de 1 milhão de sorrisos abertos para receber estas mesmas doações, em cerca de 600 instituições que já atendemos.
O Banco de Livros é integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Beneficia projetos e entidades de todos os segmentos da sociedade que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, tendo como objetivo maior levar o livro e a leitura para quem não tem acesso.
Até o mês de outubro, foram atendidos: 11 Unidades dos Postos de Saúde, 15 Casas da Fase, 27 Empresas com projetos Sociais, 33 Hospitais, 44 Escolas de Educação Especial, 46 Abrigos de crianças e adolescentes, 58 Bibliotecas de Escolas públicas, 67 Bibliotecas Públicas, 83 Creches, 97 Presídios e 118 Projetos Comunitários (SASE, Associações de Bairro, Clube de mães, etc.).
Nosso agradecimento especial a você que sai de casa todos os dias com sua sacola de livros e lembra que eles poderão ser úteis a outras pessoas e ajudar a construir histórias e a transformar vidas.
16/11/16