O Trote Solidário possibilita que calouros e veteranos se conheçam e interajam em um ambiente solidário, onde a missão é unir forças para arrecadar alimentos para cerca de 900 entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Esse é um exemplo de como a recepção aos calouros pode se transformar em um verdadeiro gesto de solidariedade nas universidades, ajudando no desenvolvimento humano desses futuros profissionais. O primeiro trote do ano, arrecadou 20 toneladas de alimentos em 9 cidades gaúchas.
O Trote Solidário conta com a parceria criada entre a Rede de Bancos de Alimentos e o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). A ação ocorre tradicionalmente duas vezes ao ano, e nessa primeira edição de 2017, participaram 15 universidades das cidades de Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.
O trote universitário, tradicional brincadeira para integrar calouros e veteranos no início do período letivo, em alguns casos, acaba em desrespeito e agressão aos novos estudantes. Mas essa realidade está mudando no Rio Grande do Sul, através do Trote Solidário, da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e do Núcleo Acadêmico do SIMERS.
02/05/17