O Banco de Livros, Projeto Integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, é finalista do Prêmio IPL Retratos da Leitura, na Categoria ONGs. Os ganhadores serão anunciados no dia 4 de dezembro, em cerimônia na UNIBES Cultural, em São Paulo.
O Instituto Pró-Livro - IPL foi criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e desde o início das suas atividades, em 2007, propõem iniciativas exitosas visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores.
O principal objetivo da premiação é promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O Prêmio tem por finalidade, também, reconhecer e homenagear organizações que promovem práticas de fomento à leitura.
“De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país é constituído por 56% de leitores com cinco anos ou mais* – ou seja, 104,7 milhões de leitores”, comenta Zoara Failla, coordenadora da pesquisa. “Temos ainda muito a fazer para que os 44% de não adeptos possam descobrir o prazer de ler. Além desse amplo diagnóstico sobre a situação da leitura no país, o IPL espera, com o Prêmio, identificar e criar soluções para ampliar o número de leitores no Brasil”.
Embora o prêmio seja muito novo - ainda não completou um ano desde o seu lançamento – já tem mostrado bons resultados para o Instituto Pró-livro: atingindo na Plataforma Pró- Livro (site que mapeia e recebe os cadastros dos projetos) mais de 10 mil acessos durante o mês de inscrições; 300 usuários com projetos cadastrados na Plataforma e 114 projetos HABILITADOS (atenderam ao Regulamento e às Categorias definidas) para concorrer ao Prêmio.
01/12/17