Voltar
Notícia

Bancos Sociais acolhe primeira edição do Mulheres com Propósito

n/d
    
A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS (FGBS) sediou a primeira turma do “Mulheres com Propósito” em Porto Alegre,  entre os dias 10 e 13 de junho. A capacitação gratuita teve a participação de 64 mulheres que buscavam conhecimento e oportunidades para conquistar a sua independência financeira. No Mulheres com Propósito, a PepsiCo e o Fundes se uniram para oferecer capacitação e serviços que ajudam mulheres a criarem ou fortalecerem seus próprios negócios, incentivando a autonomia financeira.  O programa também contou com o apoio da Unidasul, parceiro comercial da PepsiCo no estado.
    
O programa conta com um investimento previsto de US$ 1,5 milhão da PepsiCo e, além do Brasil, já está operando no México, Colômbia, Argentina, República Dominicana e Venezuela. No Brasil o programa é aberto para mulheres acima dos 16 anos, mesmo sem experiência com empreendedorismo. A iniciativa conta com parcerias com organizações não-governamentais que cedem sua estrutura física para impactar e facilitar o acesso. Em Porto Alegre, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais apoiou o projeto cedendo o espaço físico e computadores. 
    
O programa foi desenvolvido com foco em três frentes: ampliar oportunidades no mercado de trabalho, abrir o próprio negócio e planejar a vida profissional e financeira. Foram três módulos presenciais – “Meu plano de vida”, com dicas para viabilizar sonhos e objetivos, “Habilidades exitosas”, sobre competências fundamentais para o desenvolvimento de carreira ou empreendimento, e “Networking”, a respeito do poder dos relacionamentos profissionais. Já os módulos online abordaram temas como vendas, marketing, atendimento ao cliente, gestão de estoque e registros, custos e resultados de negócio, entre outros.
    
“A PepsiCo é uma empresa que tem a diversidade em seu cotidiano. Temos atualmente 43% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e queremos chegar a 50% até 2025. Mas não basta apenas trabalhar o tema internamente. Precisamos e devemos impactar as comunidades em que atuamos, por isso nos preocupamos muito com programas de capacitação e oportunidades para que mulheres conquistem sua independência financeira. E o Mulheres com Propósito é um dos mais importantes com esta temática e por isso decidimos expandi-lo. Porto Alegre foi escolhida para esse momento por se tratar de uma cidade com uma relação tradicional com a companhia e fez todo o sentido trazer o programa para lá”, afirmou Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.
    
A relação da PepsiCo com o Rio Grande do Sul é antiga. A companhia opera no Estado desde a década de 50, quando chegou ao estado e ao Brasil por meio da marca Pepsi.  Em breve será inaugurado o Mix Porto Alegre, um dos maiores e mais modernos centros de distribuição da empresa no país, com mais de 500 funcionários atuando no local, que vai otimizar e melhorar toda a operação na região, aumentando o acesso do consumidor à toda linha de produtos.
    
De acordo com o levantamento mundial Global Entrepreneurship Monitor 2017, que no Brasil é realizado em parceria com o Sebrae, mais da metade das novas empresas abertas em 2016 foi fundada por mulheres. E há equilíbrio entre mulheres e homens que são donos destas empresas recém-fundadas. Antes de Porto Alegre, o Mulheres com Propósito foi realizado em São Paulo, em 2018 e 2019, com grande sucesso.
 

24/06/19