O Brasil é um dos países que mais tem desigualdade social e econômica. Segundo dados do IBGE de 2020, cerca de 85 milhões de brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar e mais de 10 milhões passavam fome no país. Com a crise gerada pela pandemia da Covid-19, a projeção é de que esses números tripliquem, mas, ao mesmo tempo existe uma forte possibilidade de reverter esse cenário por meio da colaboração das indústrias e empresas engajadas em contribuir com a sociedade.
Alinhada a esse compromisso, a Sodexo On-site, empresa líder em serviços de alimentação e facilities que proporcionam qualidade de vida para mais de 1,5 milhão de pessoas por dia no Brasil, traz a responsabilidade corporativa em seu DNA e transmite esse propósito aos seus clientes, tanto que recentemente, a companhia ganhou um forte parceiro na missão de combater a fome e desperdício de alimentos no país.
A empresa gaúcha Box Print, uma das maiores produtoras de embalagens do Brasil, uniu-se a Sodexo On-site, ao Banco de Alimentos e ao Instituto Stop Hunger (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, criada e mantida pelo Grupo Sodexo para atuar no combate à fome) nesse propósito. O contrato, o primeiro a ser firmado no país, prevê que a sobra limpa, aquele alimento que foi produzido, mas não servido, do restaurante corporativo da Box Print, que atende diariamente mais de 600 colaboradores e parceiros, serão destinados crianças do Projeto Criança Cidadã, em Campo Bom (RS).
“Estamos muito felizes em poder ser os parceiros pioneiros nesse compromisso tão importante com a sociedade e meio ambiente e contar com o apoio da Sodexo On-site que nos atende há alguns anos. Esperamos que muitas empresas vejam essa iniciativa e implementem em suas operações. Assim juntos, poder público, privado e sociedade, poderemos implementar efetivamente uma metodologia alicerçada em economia circular que ajudará a combater a fome em diversas regiões, praticamente sem custos”, afirma André Schmitt, Gerente Administrativo da Box Print.
A ação conta também com o apoio e orientação da Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, parceiro de longa data da companhia. “Esta parceria firmada com a Sodexo e o Instituto Stop Hunger se constitui num dos maiores instrumentos de combate à fome no País, já que oportuniza a participação de um grande contingente de empresas comerciais, industriais e de serviços que mantem cozinhas de refeições coletivas.”, declara Paulo Renê Bernhard, Presidente da Rede de Bancos de Alimentos RS.
COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS COMO PILAR DE NEGÓCIO
Mesmo antes da LEI 14.016/2020, que dispõe sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes de alimentos para o consumo humano, a Sodexo On-site veem trabalhando desde sua fundação há mais de 55 anos para minimizar essa ação. Com operação em mais de duas mil unidades de negócios em todo país, a companhia realiza esforços diariamente para combater o desperdício de alimentos.
A companhia conta com uma área de inteligência que faz o controle de toda produção e define as estratégias para minimizar qualquer desperdício, além de iniciativas que visam promover uma performance sustentável, como a Cozinha Inteligente®, uma solução que reestrutura processos e agrega vantagens ecoeficientes no preparo das refeições permitindo otimizar o preparo de refeições e a compostagem dos resíduos alimentares impróprios para consumo. Comparada a processos e equipamentos tradicionais, a Cozinha Inteligente® permite a redução de 30% da geração de resíduos orgânicos, 40% do uso de óleo, 21% do consumo de água e 32% do consumo de energia elétrica.
“Nossa estratégia de crescimento contínuo é baseada no modelo de negócios sustentável e nossos compromissos com as pessoas, sociedade e meio ambiente. Para isso, desenvolvemos uma série de programas e iniciativas que apoiam a nossa cultura de levar bem-estar para todos”, reforça Mônica Soto, Coordenadora de Responsabilidade Corporativa na Sodexo On-site.
Após a sansão da lei federal, a empresa, juntamente com o Banco de Alimentos, desenvolveu um guia de implementação do processo de doação do excedente de produção alinhado à lei nº 14.016/2020, sancionada em junho de 2020, que regulariza a doação dos excedentes de alimentos não comercializados. Este guia tem como objeto orientar seus colaboradores e clientes sobre aspectos legais, sobre a qualidade e segurança dos alimentos e parcerias, para beneficiar organizações sociais que apoiam pessoas em vulnerabilidade.
“Segundo dados da FAO, 46% do desperdício ocorre nas etapas de processamento, distribuição e consumo dos alimentos, por isso temos diretrizes a serem seguidas e uma operação treinada com o objetivo de promover o uso sustentável de recursos. Em casos em que geramos excedente de produção, principalmente em restaurantes com venda à vista onde não é possível prever o número exato diário de consumidores, transformamos a sobra limpa, aquele alimento que foi produzido, mas não servido, em benefício social por meio de um procedimento que orienta nossos profissionais quanto às diretrizes de qualidade e segurança dos alimentos para destinação deste alimento para organizações que assistem a pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica Mônica.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, além dessa parceria inédita com a Box Print, a Sodexo e o Instituto Stop Hunger já realizam a doação do excedente de produção desde 2017 pelo projeto Alimentação Solidária, que visa evitar o desperdício de alimentos e combater a fome, uma vez que no estado o Banco de Alimentos, parceiro de longa data, tinha constituído um trabalho com diretrizes que asseguravam esta iniciativa e ficava responsável por garantir o correto processo e intermediação com as organizações que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O projeto Alimentação Solidária já serviu mais de 21 mil refeições para pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade. A doação desses excedentes reforça a cultura de responsabilidade corporativa da Sodexo e seu compromisso com a sustentabilidade socioambiental.
Sobre a Sodexo On-site Brasil
Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.
Sobre o Instituto Stop Hunger
Atualmente, o Stop Hunger é uma força de liderança global na luta contra a fome e a má nutrição, sustentavelmente, e com mais de 23 anos de compromisso. No Brasil desde 2003, diversas iniciativas Stop Hunger têm sido realizadas de maneira consistente e com importantes contribuições. Com o objetivo de expandir sua atuação, em 2015 constitui-se o Instituto Stop Hunger no país. Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que envolve os stakeholders da Sodexo, engajando colaboradores, clientes, usuários, estabelecimentos credenciados e fornecedores e membros da sociedade em geral, com o objetivo de fortalecer a nossa atuação na causa Stop Hunger no país e contribuir na melhoria da qualidade de vida de pessoas menos favorecidas
Sobre a Box Print
A Box Print possui um parque gráfico com 46 mil m² de área construída, que permite agilidade de entrega e capacidade para altas demandas. Entendemos que o primeiro contato do cliente com o seu produto é a embalagem e fazemos deste momento uma experiência inesquecível há 63 anos.
O ano de 2020 foi um marco para o Grupo Box Print, pois entramos para o hall de organizações certificadas B. O sistema B é um movimento que pretende disseminar um desenvolvimento sustentável e equitativo através da certificação de empresas no âmbito global. Visando uma economia onde o sucesso seja medido através do bem-estar das pessoas, da sociedade e da natureza, ou seja, redefinindo o sentido de sucesso na economia.
Com todas atitudes e ações firmadas em nosso propósito, que é de ENTREGAR A MELHOR EMBALAGEM PARA O MUNDO!
Sobre o Banco de Alimentos
Para ajudar a combater a fome no Brasil, no ano 2000, um grupo de empresas, sindicatos e entidades reuniram-se e criaram no Conselho de Cidadania da FIERGS o primeiro Banco de Alimentos do Brasil, na cidade de Porto Alegre. Desde então, o Banco de Alimentos já arrecadou e distribuiu mais de 60 milhões de quilos de alimentos para instituições carentes. Para levar os benefícios do Banco de Alimentos para todo o Estado, foi criada , em 2007, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Atualmente, a Rede possui 22 Bancos de Alimentos no Estado, abrangendo 28 cidades e atendendo mais de 900 entidades, todos os meses.
27/10/21