Antecipando o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado no dia 5 de dezembro, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio da Diretoria de Projetos Especiais, lançou, no dia 27 de novembro, na sede do Simers, o Hub de Solidariedade - plataforma voltada a estimular a promoção, apoio e reconhecimento de ações e projetos de responsabilidade social. Um projeto inovador e vanguardista dentro do país.
Na cerimônia de lançamento, foram apresentados os resultados finais da segunda edição do Trote Solidário 2021, com a premiação da universidade vencedora. Também foram agraciados os parceiros da entidade médica em atividades sociais durante a pandemia, entre eles, a Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e o Banco de Livros.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vencedora da segunda edição do Trote Solidário de 2021, recebeu o troféu de premiação durante a cerimônia. Um histórico sobre a história do projeto, iniciado em 2008, foi apresentado pelo vice-presidente do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), Gustavo Pizutti.
Para o diretor de Projetos Especiais da entidade médica, Vinícius de Souza, o momento enfrentado com a pandemia do coronavírus evidenciou ainda mais o impacto das ações individuais no coletivo. “O Hub nasceu da possibilidade de transformar a sociedade e da demanda da própria sociedade de ser transformada. Conectar projetos e fazer eles se transformarem em realidade é o essencial, e é esta a proposta do Hub”, destaca Vinícius.
A coordenadora do Hub de Solidariedade e diretora do Simers, Scarlet Orihuela, reforçou a necessidade de capacitar os voluntários, “Estar engajado com o voluntariado reflete em como vamos agir profissionalmente e em como vamos agir em nossas vidas. Queremos conectar pessoas dispostas a fazer o bem”, salientou.
30/11/21