Durante a posse do Presidente do Sindipan-RS, Sr. Arildo Bennech de Oliveira, no dia 16 de agosto, foi assinado o termo de cooperação entre o Sindipan-RS e o Banco de Alimentos de Porto Alegre, ligado à FIERGS. O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, deu posse à nova diretoria, do Sindicato e Centro das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado do Rio Grande do Sul (Sindipan-RS) para a gestão no triênio 2022-2025.
Representados por seus Presidentes Sr. Arildo Bennech de Oliveira e Paulo Renê Bernhard, o SINDIPAN e BANCO de ALIMENTOS, firmaram e ajustam entre si, o compromisso de atuar no combate ao DESPERDICIO e a FOME, conforme preconiza a LEI 14016, recentemente promulgada pelo Presidente da República, que orienta no sentido do aproveitamento dos excedentes alimentares de Restaurantes, Bares, Hotéis, Padarias, Confeitarias, Indústrias de massa e biscoitos, indústrias de refeições coletivas, entre outros estabelecimentos do setor alimentício.
Considerando tratar-se de uma prática recente em nosso País, o Banco de Alimentos e o Sindipan, se propõem a trabalhar na regulamentação dos procedimentos que irão contribuir para que se estabeleça um "modus operandi" para os estabelecimentos, de forma a permitir total segurança ao processo de doações dos alimentos excedentes, ou não comercializados.
A partir de sua experiência, já de 22 anos de atividades, e tendo sido o primeiro no gênero a ser criado no Brasil, nas instalações do Conselho de Cidadania da FIERGS, o Banco de Alimentos e sua equipe Segurança alimentar, formado pelas Faculdades de Nutrição, Gastronomia e Engenharia Alimentar do Estado, compromete-se a formatar e difundir o Manual de regulamentação da referida Lei, com o propósito de combater a fome no Rio Grande do Sul e no País.
O Sindipan assume o compromisso de promoverem a necessária divulgação , assim como estimular a cooperação de seus associados, buscando a viabilização de implantação deste processo, num menor prazo de tempo possível.
24/08/22