Mais de 7 toneladas de alimentos foram arrecadados na 9ª Edição do Festival do Japão, que aconteceu de 19 a 21 de agosto, na Academia da Polícia Militar em Porto Alegre. Os alimentos arrecadados através do Ingresso Solidário, ou de doações espontânea dos visitantes, representam 21 mil refeições, que beneficiarão as 300 entidades atendidas pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre.
Mais de 50 voluntários do Banco de Alimentos participaram das arrecadações, recebendo os alimentos e o carinho da população que abraçou a causa. Muitos participantes do evento, sabendo da arrecadação de alimentos, trouxeram doações extras, para ajudar o Banco de Alimentos.
Este é o maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul e é promovido pela Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul. Após uma pausa de dois anos nas edições presenciais, a 9º edição do Festival do Japão RS - "Kizuna - laços e conexões entre as pessoas" retornou para alegrar os Gaúchos. O evento mantém a parceria realizada com o Banco de Alimentos de Porto Alegre, através da compra do Ingresso Solidário há quase uma década, e já arrecadou mais de 60 toneladas de alimentos.
Kizuna - laços e conexões entre as pessoas
Kizuna é uma palavra japonesa (絆) que significa criar laços e conexões. Com esse sentimento e temática - o evento propõe a retomada com este símbolo para celebrar a conexão entre as pessoas. Esta palavra foi considerada a "palavra do ano" em 2011, ano do fatídico terremoto e tsunami que arrasaram a costa nordeste do país em 11 de março e destruíram comunidades inteiras, o sentimento de Kizuna foi fundamental símbolo de revitalização e união para recuperação da região. Com este propósito o evento tem o objetivo de aproximar a cultura japonesa dos gaúchos, além de manter as tradições dos nossos antepassados para as futuras gerações.
Atrações culturais
O evento evidenciou a experiência da cultura japonesa ao público com atrações típicas de karaokê, danças folclóricas japonesas, apresentações de tambores japoneses (taikô), artes marciais, exposições e oficinas, além de salas temáticas com bonsai, ikebana, shodô, origami e jogos japoneses. Presença confirmada na programação do palco principal com Kaito Shamidaiko (SP), Beatboxer REATMO (Japão), Minami Taiyo Daiko (POA), Orquestra Villa-Lobos (POA), Grupo Shinsei (POA), Quarteto Tao (NH) e Grupo Aika (Ijuí). Além de demonstrações de artes marciais como: Shorijin Kempô, Kendo Iadô, Karatê, Sumô, Kyudô, Aikidô.
Realidade Virtual - Sky Bridge Experience
A Fundação Japão em São Paulo marcou presença no evento com sessões de realidade virtual promovendo a linguagem visual e sonora, reúniu a experiência do planetário combinando a cultura japonesa e a brasileira - com o projeto Sky Bridge Experience. O projeto tratou do intercâmbio cultural através de artes plásticas, música, poesia e trabalho em conjunto.
Sobre o evento:
O evento é uma realização da Associação Festival do Japão do Rio Grande do Sul contou com a participação do Anime Buzz, apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, Prefeitura de Ivoti, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Atendimento Pré-Hospitalar Anjos do Asfalto, Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre, Agência de Cooperação Internacional do Japão Representação no Brasil - JICA, Província de Shiga, Cidade de Kanazawa, Japan Foundation e Banco de Alimentos de Porto Alegre. Patrocinadores: JTI, Banrisul, FAI, Savarauto Toyota, Hisamitsu, SM Estrutura para eventos, Família Hattori, Arroz Rei Arthur, Hikari Empório Oriental, Kikkoman.
Imigrantes japoneses no Rio Grande do Sul
Em dados recentes, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, somando mais de 1,9 milhão de japoneses e descendentes até a quinta geração. Apesar dos grandes desafios enfrentados, os imigrantes japoneses superaram e prosperaram contribuindo para o desenvolvimento econômico-social em diversos estados brasileiros; destaque o sudeste brasileiro São Paulo e Paraná onde há maior concentração de japoneses. No estado do Rio Grande do Sul a comunidade japonesa é modesta com estimativa de 5 mil habitantes nas principais regiões como Porto Alegre, Gravataí, Ivoti, Itati, Santa Maria e Pelotas.
Anime Buzz
O Anime Buzz é um dos maiores eventos multitemáticos de Anime, Games, KPOP, mangá, séries e filmes no sul do Brasil, e foi realizado simultaneamente com o Festival do Japão RS.
O evento contou com concursos de cosplay (fantasia), espaço gamer com videogame, shows de dança, apresentações musicais, entre outros convidados especiais. O espaço dedicado aos fãs da cultura pop japonesa ainda contou com mais de 30 lojas com artigos geeks, brincadeiras temáticas e muita diversão.
24/08/22