Sábado será dia de ajudar a minimizar a fome de quem está precisando de mais solidariedade e apoio. O tradicional “Sábado Solidário”, campanha de arrecadação de alimentos da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, será promovido no próximo sábado (06/05), das 9h às 17h, em 16 cidades gaúchas. Voluntários e parceiros se mobilizarão para disponibilizar mais alimentos, saúde e esperança a mais de 900 instituições sociais e famílias atendidas pelos Bancos de Alimentos no Estado.
A ação, que ocorre uma vez ao mês em frente a supermercados parceiros, acontecerá em 16 cidades e envolverá os Bancos de Alimentos de Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Cruz Alta, Guaíba, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Tramandaí, Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio) e Viamão.
Voluntários de clubes de Rotary e Lions, escoteiros, universitários, funcionários de empresas e sindicatos, entre tantas outras pessoas, devidamente uniformizados com o jaleco do Banco de Alimentos, arrecadarão doações em mais de 100 supermercados participantes.
Para realização da campanha, a Rede de Bancos de Alimentos RS conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do RS (SETCERGS), responsável pela logística.
A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul foi instituída pela FIERGS no ano 2000 e desde então promove o Sábado Solidário, com o objetivo de angariar doações destinadas a pessoas atendidas em creches, asilos, lares de excepcionais, casas de passagens, associações, clubes de mães entre outras ONGs. Em 2022 foram arrecadados mais de 400 mil quilos de alimentos somente nos Sábados Solidários.
Os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdício administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada. Em 22 anos, a Rede arrecadou e distribuiu mais de 70 milhões de quilos de alimentos. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam 964 instituições gaúchas, doando uma média de 400 mil quilos de alimentos por mês.
Doações também podem ser feitas on-line, pelo site: www.doealimentos.com.br
05/05/23