A Vice-Cônsul de Portugal em Porto Alegre, Filipa Mendonça, esteve no dia 27 de julho na sede da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais para conhecer as instalações do local, principalmente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, que nasceu no ano 2000 tendo referência os bancos alimentares de Portugal. Desde então, o Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro do gênero criado no Brasil, estabeleceu uma relevante parceria com os bancos de alimentos portugueses. A partir da visita da Vice-Cônsul, certamente essa relação será revigorada.
Acompanhada pela fundadora da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, Maria Irene Abrantes, a Vice-Cônsul de Portugal afirmou que a intenção da visita foi fortalecer ainda mais os laços entre os bancos de alimentos gaúchos e os de Portugal, com intuito de analisar novas possibilidades e propostas de colaboração, inclusive de inovações.
Portugal tem uma longa tradição de arrecadação e doação de alimentos via bancos alimentares. O país possui a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que é constituída por 21 bancos alimentares, que são associações independentes que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, captando e encaminhando-os para distribuição às pessoas carentes.
Desde o mês de abril de 2019 Filipa Mendonça é titular do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, exercendo funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal desde o ano de 1991. Durante sua visita, o presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS e do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Paulo Renê Bernhard, entregou à Vice-Cônsul a Comenda do Banco de Alimentos de Porto Alegre.
Também participaram da reunião Bernardo Dal Molin e Siluê Dal Molin. Os convidados foram recebidos pelo presidente Paulo Renê Bernhard, ao lado da gerente administrativo-financeiro Lucelene Navarro e da coordenadora de comunicação, Paola Weiss Monti.
02/08/23