O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado neste 18 de abril, é uma ocasião especial para refletir sobre a importância da leitura na formação das crianças e jovens. Neste dia, é lembrado e celebrado o famoso escritor brasileiro Monteiro Lobato, que nasceu nessa mesma data. Lobato foi um verdadeiro contador de histórias e um dos pioneiros da literatura infantil no Brasil, deixando um legado duradouro de encanto e imaginação para gerações futuras de leitores. O Banco de Livros, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, tem seguido a missão de Lobato e, neste dia tão especial, convida a sociedade a se unir a essa causa: doe livros infantis, infanto-juvenis, gibis, histórias em quadrinhos e mangás e permita que crianças e adolescentes embarquem nessa incrível viagem rumo à magia dos livros.
Monteiro Lobato acreditava no poder transformador da leitura e na importância de estimular o hábito desde a infância. Suas obras, como "Sítio do Picapau Amarelo", encantaram e educaram crianças por décadas, transmitindo valores, conhecimento e incentivando a imaginação. Por isso, o Banco de Livros reafirma, neste Dia Nacional do Livro Infantil, a grande importância de proporcionar acesso à leitura para crianças e jovens. “Estimular o gosto pela leitura desde cedo é fundamental para formar futuros leitores capazes de transformar a sociedade para melhor. Através dos livros, as crianças expandem seus horizontes, desenvolvem empatia, criatividade e adquirem conhecimento que as capacita a enfrentar os desafios do mundo com resiliência e compreensão. Pelo livro, podemos formar grandes cidadoas”, destaca o presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira.
O Banco de Livros, uma iniciativa dedicada à disseminação da leitura, é responsável por criar salas de leitura em diversos ambientes, incluindo hospitais, associações comunitárias, creches e escolas. No entanto, para continuar seu trabalho vital, o Banco de Livros da doação de livros infantis e infanto-juvenis.
Cada livro doado é uma oportunidade de transformar vidas, estimular a criatividade e abrir portas para um mundo de possibilidades.
ONDE DOAR
> Direto no Banco de Livros: Av. Francisco Silveira Bitencourt, 1928 – Bairro Sarandi – Porto Alegre
> Estacionamentos do parceiro Safe Park, clique aqui e veja os endereços.
Informações: (51) 3026 8020 ou Instagram @bancodelivrosrs
18/04/24