O Prefeito José Ivo Sartori sancionou em 15 de junho, a Lei n. 38/2009, que cria o Banco de Vestuário, em Caxias do Sul. O novo Banco segue o modelo do Banco de Vestuário da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, entidade instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Caxias do Sul já conta com a experiência da criação do Banco de Alimentos, instalado no município no ano de 2005.
Com sede em um prédio cedido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), no bairro Madureira, o novo Banco de Vestuários gerará fonte de renda para pessoas carentes da região, qualificação de mão de obra para a indústria têxtil e de vestuário, além de dar uma destinação ecologicamente correta aos resíduos destas indústrias.
A sistemática de trabalho consiste em receber das indústrias sobras de resíduos como retalhos de tecidos, couros, espumas e outros, que uma vez repassados ao Banco, serão destinados a clubes de mães e outras associações previamente cadastradas, que confeccionarão roupas, artesanatos, sacolas e outros produtos, gerando fonte de renda a pessoas que precisam.
O Banco também contará com a Universidade de Caxias do Sul, que através do curso de Moda e Estilo trabalhará com o desenvolvimento e aproveitamento dos resíduos, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que orientará sobre a produção dos materiais.
17/06/09