O Banco de Vestuários da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais oferece uma forma eficiente e ecologicamente correta de destinar os resíduos, retalhos e sobras das indústrias do setor têxtil. O que é considerado desperdício, para o Banco de Vestuários é visto como matéria-prima e fonte de renda.
O Banco repassa mensalmente toneladas de resíduos têxteis à instituições do terceiro setor (clubes de mães, grupos de terceira idade, associações comunitárias e igrejas) que transformam este desperdício em riqueza para a comunidade. De panos de prato a bolsas, são centenas de artigos confeccionados com muita criatividade por artesãs.
Para capacitar as artesãs, a Fundação também oferece cursos semi-profissionalizantes ministrados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS). Os cursos capacitam gratuitamente pessoas das localidades mais carentes da capital, as quais atuam como multiplicadores em suas comunidades formando núcleos de trabalho, gerando renda para o grupo e incentivando o aprendizado e crescimento profissional. No dia 30 de novembro, a Fundação realizará mais uma formatura no Complexo dos Bancos Sociais, capacitando 13 alunas de comunidades carentes.
Obras produzidas com resíduos têxteis serão expostas e comercializadas na 2ª Feira de Natal da FIERGS, de 1º a 4 de dezembro. Mais de 40 artesãs participarão da Feira, que ocorre das 8h às 18h, no andar térreo da FIERGS.
27/11/09