Novo Hamburgo, 3 de fevereiro de 2010 - Reunião-almoço sob a liderança de Celso Paulo Delai, Presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo- SIC-NH, aproximou lideranças Empresariais, Clubes de Serviços do Lions e Rotary Internacional, Feevale, SESI, Senai, Secretaria de Desenvolvimento Social do município, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico-SINDIMETAL, Diretores e Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul-FIERGS para discutir a criação do Banco de Alimentos de Novo Hamburgo.
O palestrante Paulo Renê Bernhard, Presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, e Coordenador da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul fez uma retrospectiva sobre a iniciativa idealizada na Federação de Indústrias, que hoje integra 14 Cidades em nosso Estado e uma unidade no Rio de Janeiro. Na oportunidade, ficou definida e aceita por aclamação a proposta apresentada pelo Presidente Celso Delai ficando estabelecido por todos os presentes uma agenda de trabalhos para dar inicio a criação do Banco de Alimentos de Novo Hamburgo, para a qual estarão sendo convidadas todas as demais lideranças da região no próximo encontro.
Somente na capital Gaúcha, o Banco de Alimentos arrecada e distribui 250 toneladas de alimentos a 331 instituições do terceiro setor, mensalmente. O Banco de Alimentos foi criado no ano de 2000, tendo sido o primeiro no país, e desde a fundação já arrecadou e distribuiu mais de 14 milhões de quilos de alimentos em Porto Alegre.
Além de alimentos e a partir da parceria mantida desde a sua criação com as faculdades de Nutrição, Gastronomia e Engenharia Alimentar da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, o Banco identifica e busca solucionar problemas de desnutrição, obesidade, anemias ferropriva e falciforme, doença celíaca, intolerância a lactose, promove cursos e treinamentos sobre higiene, manuseio de alimentos, boas práticas alimentares, entre outras. Com apoio empresarial, o Banco de Alimentos implementa projetos educativos, tais como o Cozinha Nota Dez, Cozinha Experimental Puras, Banco de Refeições Coletivas, Nutrindo o Amanhã, edições de manuais de nutrição para crianças, idosos e gestantes, entre outros.
A logística do Banco é coordenada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul-SETCERGS, do qual o Presidente José Carlos Silvano ocupa a Vice-presidência do Banco de Alimentos de Porto Alegre.
Utilizando-se da mesma metodologia, e com o slogan "Uma ação empresarial pela Cidadania" já foram criados Bancos de Alimentos nas seguintes Cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Camaquã, Guaíba, Pelotas, Vale do Sinos (São Leopoldo, Esteio, Portão, Sapucaia) Canoas, Gravataí, Cruz Alta, Viamão, Santana do Livramento, Imbé, Venâncio Aires, Rio Grande, e Rio de Janeiro-Oeste.
Para manter a uniformidade e padronização do Projeto, foi criada no ano de 2007, a Rede de Bancos de Alimentos, que é coordenada pelo Presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Sr. Paulo Renê Bernhard.
04/02/10