Dia 18 de julho, foi inaugurado por Jorge Luiz Buneder o Laboratório de Análise Sensorial do Banco de Alimentos, um local para analisar os alimentos doados às entidades beneficentes e trabalhar a educação alimentar com crianças, adolescentes, educadores e cozinheiros das instituições, juntando o conhecimentos da nutrição e da gastronomia para uma alimentação mais apropriada e saudável.
Nutricionistas do Banco de Alimentos utilizarão o espaço para avaliar os alimentos antes de serem doados às entidades beneficentes. Esta avaliação é realizada com pequenas amostras dos alimentos e garante a qualidade das doações.
A Nutricionista e Diretora do Banco de Alimentos, Denise Zaffari, falou da importância deste espaço, e das oficinas de nutrição e gastronomia realizadas no Banco de Alimentos “Já trabalhamos com crianças e adolescentes na cozinha experimental do Banco de Alimentos, onde eles participam de oficinas culinárias, entendem a importância da alimentação saudável, e cozinham junto com as nutricionistas e chefs da gastronomia. Este novo espaço, mais completo, será destinado a este trabalho de educação alimentar, e para a capacitação de cozinheiras de instituições, para que saibam como deixar os alimentos mais saudáveis e produzir uma alimentação mais apropriada” disse Denise.
No futuro, o Banco de Alimentos pretende utilizar este espaço também para capacitar pessoas das comunidades atendidas, e clubes de mães, com cursos de salgados e doces, para que estes possam aprender um novo ofício e gerar renda em suas comunidades.