Presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Antonio Parissi recebeu, na noite de sexta-feira (21/9), o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre. A sessão solene da Câmara Municipal da Capital, solicitada pelo vereador João Pancinha (PMDB), teve por local o Plenário Otávio Rocha, e contou com a presença de Lurdes Tesser Parissi, esposa, entre dezenas de familiares e amigos do homenageado. A solenidade foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP).
Ao lembrar ser Parisse natural de Passo Fundo, Pancinha disse que apresentaria um currículo resumido: “é grande a lista de tudo o que ele fez para os porto-alegrenses”. O vereador destacou o envolvimento do homenageado com o Rotary Club, com a vida acadêmica e com movimentos da Igreja Católica, entre dezenas de citações. “É uma pessoa que gosta de pessoas, entende suas necessidades e faz melhorar a situação daqueles mais necessitados”, afirmou. “Muito obrigado por teres escolhido Porto Alegre como a tua cidade”, completou.
Orgulho
“Hoje vivo uma grande alegria: por ver tantos amigos aqui, além de meus irmãos, meus filhos e meus netos”, destacou Parissi em seu agradecimento. Lembrou que há 63 anos chegou na rodoviária de Porto Alegre, com 17 anos, vindo para servir ao Exército e prestar vestibular de Direito. “Sempre me orgulhei desta cidade, vibro por ela, por sua beleza, e pelo cavalheirismo de seu povo”, disse. “Tenho vocação para servir desde minha infância e três esferas sempre me impulsionaram: minha família, a doutrina cristã, e o Rotary Internacional”.
Parissi citou ainda várias campanhas benemerentes e beneficentes que participou através do Rotary Club, como a de vacinação de crianças contra a poliomielite; e o desenvolvimento da idéia e a consequente fundação do Banco de Alimento. “Hoje, só em Porto Alegre 250 toneladas/mês são distribuídas em mais de 350 entidades”, citou. “É possível fazer quando se unem as pessoas”, afirmou. “Sempre me considerei um cidadão de Porto Alegre e com grande amor me dediquei a esta cidade”.
Homenageado
Antônio Parissi é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e em Economia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professor universitário aposentado, presidiu inúmeras entidades sociais, de assistência comunitária e religiosa leiga. Foi diretor do Centro Administrativo Fernando Ferrari – Secretaria da Administração e Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul – e é autor de diversos artigos e crônicas publicadas em jornais, revistas e livros.
Participaram da cerimônia, entre outros, Giovani Luigi, presidente do Sport Club Internacional, José Sperb Sanseverino, provedor da Santa Casa de Misericórdia; Renê Bernhard, dos Bancos Sociais; Fabiano Carvalho, governador do Distrito 4.680 de Rotary Club; e Cândido Giordani, da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas.
Fonte: Helio Panzenhagen
06/11/12