A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais realizou mais uma formatura no dia 26 de outubro, no Complexo dos Bancos Sociais. 111 alunos se formaram nos cursos semi-profissionalizantes oferecidos pelos Bancos de Vestuários, Computadores, Materiais de Construção, Mobiliários, e de Resíduos, em parceria com o Senai e SESI.
Na oportunidade ocorreu a primeira formatura do Curso “Agente de Inspeção de Qualidade”, do Banco de Resíduos, em parceria com o Pronatec, Senai e CNTL. Com 180 horas, o curso capacitará alunos para atuar em diversos tipos de indústrias.
Outra formatura inédita foi do Curso “Costureiro Industrial”, do Banco de Vestuários em parceria com o SENAI e o SIVERGS. Este novo curso tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na indústria têxtil. Possui 456 horas, sendo que destas, 72 horas são destinadas à prática em indústrias do setor, indicadas pelo SIVERGS, e localizadas em Porto Alegre, Cachoeirinha e Alvorada. Este vivenciamento agrega conhecimento às alunas, que saem da sala de aula também com uma bagagem prática, um diferencial neste setor.
Os cursos da Fundação capacitam as pessoas das localidades mais carentes da capital, as quais atuam como multiplicadores em suas comunidades formando núcleos de trabalho, gerando renda para o grupo e incentivando o aprendizado e crescimento profissional. As aulas ocorrem nas instalações dos Bancos Sociais, e são ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS). Durante o período de aulas, os alunos também recebem da Fundação materiais didáticos, transporte e alimentação, tudo gratuitamente.
06/11/12