A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul homenageou a União dos Escoteiros do Brasil-UEB, pela passagem de seus 103 anos. A Homenagem ocorreu no dia 22 de agosto, nas instalações dos Bancos Socais, quando foi descerrada uma placa ao Presidente da UEB, Sr. Marco Aurélio Romeu Fernandes na Galeria de Honra dos Bancos Sociais.
Prestigiaram o evento Escoteiros, Diretores da FASC, Diretores do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Diretores dos Bancos Sociais e convidados. Os Grupos Escoteiros são voluntários sempre presentes nas ações do Banco de Alimentos, com grande destaque na Campanha de arrecadação de alimentos Sábado Solidário, que ocorre sempre nos primeiros sábados do mês, nos principais supermercados gaúchos.
O Escotismo fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
No Rio Grande do Sul, recentemente foi comemorado a passagem pelos 100 anos de escotismo no Estado (2013). Atualmente no Rio Grande do Sul existem 155 Grupos Escoteiros, organizados em 38 distritos Escoteiros.
A União dos Escoteiros do Brasil, fundada em 4 de novembro de 1924, é uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os Grupos de Escoteiros no Brasil. Hoje existem mais de 70.000 escoteiros filiados à União dos Escoteiros do Brasil.