A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul encaminhou 157.000 quilos de alimentos para Bancos de Alimentos Associados do Rio Grande do Sul no mês de agosto. Os alimentos reforçarão os estoques dos Bancos de Alimentos, que estão com maior demanda devido às cheias que atingiram milhares de pessoas no Estado.
A Rede de Bancos de Alimentos possui 18 Bancos associados, sendo que 17 Bancos estão sediados em cidades do Estado do Rio Grande do Sul, e um na capital do Estado do Rio de Janeiro. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam mais de 800 instituições no Brasil, doando uma média de 400 mil quilos de alimentos por mês.
O primeiro Banco de Alimentos do Brasil foi criado no ano 2000, em Porto Alegre. Para multiplicar essa metodologia, o Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS criou em 2007, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, visando levar os benefícios dos Bancos de Alimentos às diversas localidades brasileiras, e estimular a criação de novos Bancos em todos os Estados do Brasil. A Rede tem como missão gerar uma sinergia nacional buscando o fortalecimento da iniciativa de combate à fome e miséria, cumprindo um papel de extrema relevância, já que busca padronizar, acompanhar e fortalecer as atividades dos Bancos de Alimentos do Brasil.