A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais realizou a última formatura dos cursos semiprofissionalizantes no dia 18 de dezembro, no Complexo dos Bancos Sociais. Com “clima de Natal”, felicidade e orgulho das conquistas, 116 pessoas se formaram nos cursos oferecidos e receberam seus desejados diplomas. Através dos cursos oferecidos, a Fundação capacita as pessoas das localidades mais carentes da capital, incentivando o aprendizado, crescimento profissional e a geração de renda.
Os cursos semi-profissionalizantes dos Bancos de Vestuários, Computadores, Materiais de Construção e Mobiliários, realizados em parceria com o SENAI-RS formaram 92 alunos. As aulas ocorreram nas instalações dos Bancos Sociais e foram ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS). Durante o período de aulas, os alunos também receberam da Fundação materiais didáticos, transporte, uniforme e alimentação, tudo gratuitamente.
O curso “Agente de Inspeção de Qualidade” uma parceria entre o Banco de Resíduos, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Pronatec, Senai e CNTL, formaram nove alunos. Com 180 horas, o curso capacita alunos que depois de formados poderão atuar em diversos tipos de indústrias.
O curso de Manutenção de Micro Computadores, do Projeto Pescar, uma parceria da Procempa com a Fundação Gaúcha dos Bancos Socais através do Banco de Computadores, formou 15 pessoas.
Cada diploma oferecido representa a oportunidade de mudar a vida de uma pessoa. Por serem totalmente gratuitos e com exigências mínimas de escolaridade e idade, os cursos podem ser realizados por grande parte da população carente. Chamados ao palco, os alunos contaram em seus depoimentos que o curso trouxe novos conhecimentos, oportunidades e relataram grande melhora na auto-estima, tão importante para quem está se inserindo no mercado de trabalho. Com quase uma década de realização de cursos, foram muitos os alunos formados pelos Bancos Sociais que utilizaram o conhecimento oferecido para gerar renda, e inclusive, iniciar seu próprio negócio.
Para fazer a inscrição nos cursos dos Bancos Sociais é necessário ter 16 anos completos, Carteira de Identidade, CPF, e ter interesse e comprometimento em frequentar as aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min. Para o Curso de Costureira Industrial, do Banco de Vestuários é pré-requisito idade mínima 18 anos e a 4ª Serie do ensino fundamental. Mais informações podem obtidas no site www.bancossociais.org.br/pt/Cursos ou pelo telefone 51- 3026.8020. As vagas são limitadas.