A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais entraram no clima verde e amarelo e decoraram as instalações dos Bancos Sociais com as cores do nosso País. Com esse espírito de patriotismo torcemos todos juntos pela nossa seleção brasileira na Copa do Mundo. A Fundação também trás uma grande novidade para os turistas que quiserem visitar nossas instalações através do Projeto Turismo Criativo.
Através do
site do Turismo Criativo de Porto Alegre qualquer turista ou morador da capital gaúcha poderá conhecer a iniciativa dos Bancos Sociais. A Fundação foi escolhida para representar um modelo de Tecnologia Social de Porto Alegre.
Porto Alegre Turismo Criativo é o primeiro programa organizado no Brasil que oferece aos visitantes experiências de aprendizagem novas e singulares, de conteúdo local vinculado ao universo imaterial da cultura, da tradição, das artes e do ambiente efervescente da metrópole que é o portão de entrada da cultura gaúcha. O cardápio é diversificado em oficinas, cursos de curta duração entre outras atividades de desenvolvimento pessoal e de imersão no universo imaterial da cultura local.
A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – Indústria da Solidariedade, foi criada em 06 de dezembro de 2003, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). A iniciativa é pioneira no País e possui envolvimento direto das indústrias do Estado buscando inserir com mais efetividade o empresariado gaúcho na área da responsabilidade social, além de oferecer natureza jurídica e facilitar a operacionalização do Projeto dos Bancos Sociais. O projeto foi idealizado no Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da FIERGS e teve como principal estímulo o êxito do Banco de Alimentos. A Fundação tem como papel fundamental “transformar o desperdício em benefício social”. Além de distribuir produtos perfeitamente utilizáveis para as instituições atendidas, são ofertados cursos de capacitação e treinamento profissional e de técnicas de gestão empresarial.
Os Bancos Sociais atendem as mais diversas instituições do 3º Setor, levando todos os tipos de benefícios necessários para uma melhor qualidade de vida. Somente em Porto Alegre, são beneficiadas 380 instituições mensalmente.
O Projeto dos Bancos Sociais integra hoje 14 Bancos: Banco de Alimentos, Banco de Computadores, Banco de Gestão e Sustentabilidade, Banco de Livros, Banco de Órgãos e Transplantes, Banco de Materiais de Construção, Banco de Medicamentos, Banco de Mobiliários, Banco de Projetos Comunitários, Banco de Refeições Coletivas, Banco de Resíduos, Banco de Tecido Humano, Banco de Vestuários, e Banco de Voluntários.