Voltar
Notícia

Banco de Resíduos promove palestra sobre Lixo Zero

n/d
 
No dia 16 de junho, o Banco de Resíduos recebeu os palestrantes Pal Martensson, membro da Zero Waste International Alliance (ZWIA) e diretor do departamento de água sustentável e gestão de lixo da cidade de Gotemburgo, na Suécia e Rodrigo Sabatini, Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, para palestrar sobre o “Lixo Zero”, uma iniciativa mundialmente conhecida.
 
Pal Martensson, que também é diretor do Parque da Reciclagem de Gotemburgo, na Suécia, mostrou que essa é uma iniciativa de sucesso no País e pode ser reproduzida para todo o mundo. No Parque de Reciclagem de Gotemburgo, visitantes deixam seus resíduos recicláveis, os quais são classificados e posteriormente transformados em renda. 
 
O Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, falou sobre o Conceito “Lixo Zero” e abordou temas como mobilização voluntária, engajamento jovem para a sustentabilidade, economia e educação para o lixo.
 
O ILZB – Instituto Lixo Zero Brasil é movido pelo desafio de divulgar e promover o Conceito Lixo Zero através de ações mobilizadoras, contribuindo com o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito ao meio ambiente.
 
O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários.
 
Prevê que materiais que muitas vezes são descartados no lixo comum e/ou levados para reciclagem sujos e misturados – dificultando seu reaproveitamento -, sejam encaminhados para usinas, fábricas ou novos negócios que os utilizem como matéria prima.
 
Uma gestão Lixo Zero é aquela que não ocorre geração de lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Não havendo a geração de lixo em um ambiente, o mesmo não deve ter lixeiras para acomodar estes materiais, e sim residuários ou contentores.
n/d

09/09/14