A Nutricionista Chefe do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Adriana da Silva Lockmann (centro da foto), recebeu na noite de 28 de agosto o Troféu Destaque em Nutrição na Área Política, pelo Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Rio Grande do Sul-SINURGS.
Atuando há nove anos no Banco de Alimentos de Porto Alegre, Adriana é responsável pela higiene e segurança alimentar de todos os alimentos doados pelo Banco de Alimentos às entidades beneficiadas. Com 13 anos de atuação, o Banco de Alimentos já distribuiu 25 milhões de quilos de alimentos. Coleta dos alimentos, armazenamento, separação, verificação, montagem dos kits de doação, entrega, e em todos os outros processos pelos quais os alimentos passam, Adriana está envolvida, inclusive na coordenação de estagiários de nutrição, nutricionistas e funcionários para a boa realização das atividades.
Adriana também coordena os Projetos de segurança alimentar e nutricional “Cozinha Nota Dez” e “Passos da Longevidade” (novo projeto em desenvolvimento) realizados nas entidades beneficiadas.
Conheça os Programas desenvolvidos pela Equipe de Nutrição do Banco de Alimentos e os principais resultados alcançados em 2013
Um dos projetos de maior visibilidade é o “Nutrindo o Amanhã”. Periodicamente a equipe de nutrição do Banco realiza avaliações nutricionais para determinar o perfil antropométrico das crianças matriculadas nas instituições atendidas. Em 2013, avaliaram o estado nutricional de 797 crianças e adolescentes atendidos nas instituições, realizaram 74 dinâmicas de educação alimentar, além de ministrar palestras, oficinas e capacitações com pais, educadores e funcionários das instituições. De igual importância se destaca o Projeto “Cozinha Nota Dez” que busca implementar uma cultura de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos nas instituições beneficiárias do Banco de Alimentos. No exercício, 10 instituições participaram do programa. O projeto “Oficina do Sabor” tem como objetivo incentivar as pessoas a realizarem escolhas alimentares adequadas, tendo a culinária como seu eixo estruturante. As oficinas de culinária são realizadas na cozinha experimental do Banco de Alimentos e são divididas em parte prática e teórica. Foram contempladas 38 instituições no ano, e beneficiadas 72 crianças e jovens, além de 98 cozinheiros e auxiliares que realizaram oficinas de aperfeiçoamento em técnicas de culinárias e gastronomia saudável. O projeto “Primeiros Passos” visa à promoção da saúde de crianças de 0 a 24 meses, faixa etária que merece atenção especial devido a sua imaturidade fisiológica e vulnerabilidade. As instituições são acompanhadas e as crianças atendidas passam por avaliações antropométricas e verificação da prevalência de anemia com a utilização do Hemocue. Através das ações, o projeto objetiva a garantia de uma alimentação saudável, que se inicia com o aleitamento materno e introdução adequada dos alimentos complementares, bem como condições adequadas de higiene.