O Projeto dos BANCOS SOCIAIS da Federação de Indústrias do Rio Grande do Sul - FIERGS, demonstra como "Ser Sustentável" na área de Responsabilidade Social Empresarial, utilizando o conceito de ECONOMIA CIRCULAR.
Adotando o conceito de ECONOMIA CIRCULAR a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, vem propagando, já há 20 anos, junto a Empresas Industriais, Comerciais, Serviços, e população em geral, seu SLOGAN de "TRANSFORMAR DESPERDÍCIOS em BENEFICIO SOCIAL".
Esta proposta educativa, de redução, reutilização, recuperação, transformação, está alicerçada no princípio do "CADLE to CADLE, e vem sendo praticada com muito êxito, por intermédio do Projeto dos BANCOS SOCIAIS, sob a administração da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída no ano de 2003, pela FIERGS.
O Projeto dos Bancos SOCIAIS, composto por 14 BANCOS SOCIAIS, é desenvolvido numa área de 10.000m2, onde podem ser conferidas as práticas de vários setores da economia, demonstrando soluções para os desperdícios, que são oferecidas principalmente às comunidades carentes de todo o Estado.
Exemplos de aproveitamento do excedente alimentar, oriundo de desperdícios de Cozinhas Industriais de Refeições Coletivas, ou de hortifrutigranjeiros não comercializados nas Redes de Supermercados, poderão ser vistos no BANCO DE ALIMENTOS, que adotando práticas previstas na legislação, os repassa para milhares e milhares de famílias, que as vezes não tem sequer um prato de comida para dar aos seus filhos;
O BANCO DE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO recebe produtos descartados na construção de edifícios, casas, das restaurações, ou materiais que não foram comercializados, pontas de estoques, sobras de pias, vasos, pias, portas, janelas;
Já o BANCO DE MOBILIÁRIOS, atua junto ao setor MOVELEIRO, que habitualmente despreza milhares de móveis no dia a dia;
O BANCO DE VESTUÁRIOS oferece soluções as Indústrias Textil e do Vestuários, dando destinação as aparas, sobras , retalhos, etc. E esse mesmo formato é aplicado para cada um dos BANCOS SOCIAIS (Computadores, Livros, Plásticos, etc) que compõem o DIAGRAMA dos Bancos Sociais.